Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Menores internados no Degase têm baixa escolaridade, segundo pesquisa

Segundo dados, 95% não concluíram o Ensino Fundamental. Nenhum dos menores internados na unidade terminou o Ensino Médio.

Publicado por Marcele Mór
há 9 anos

Uma pesquisa encomendada pelo Departamento de Ações Sócioeducativas, o Degase, para onde são levados os menores que cometem atos infracionais no Rio de Janeiro, mostrou dados alarmantes com relação a escolaridade dos menores internados na instituiçao. Segundo o levantamento, 95% dos jovens não concluíram o Ensino Fundamental e nenhum deles completou o Ensino Médio. Quase 60% dos menores estavam cursando o ensino fundamental quando entraram para o Degase.

Cerca de 80% desses jovens que cometem atos infracionais têm entre 11 e 18 anos. O maior número de jovens apreendidos nos últimos anos têm 17 anos. A maioria dos menores foi levada para a instituição devido à relação com o tráfico de drogas. Mais de 40% deles praticaram algum tipo de roubo ou furto e pouco mais de 5% foram detidos com alguma arma letal.

Cresceram o número de apreensões no estado. Em 2010, foram 2806 jovens apreendidos e 8.380 em 2014. O diretor do Degase, Alexandre Azevedo, ressaltou a baixa escolaridade dos jovens e a má condição financeira das famílias como um grande problema.

“Noventa e cinco por cento do nosso efetivo, de quem é internado, não concluiu o ensino fundamental. As famílias recebem até dois salários mínimos, então, nós temos que nos preocupar, enquanto sociedade, com isso, e dar esse acesso, para que ele tenha chance de se protagonista da vida dele e pra que diminua essa violência”, afirmou Azevedo.

Ainda de acordo com o diretor, é fundamental incentivar o acesso dos adolescentes às políticas sociais, como educação e emprego. “Porque uma coisa que marca esse adolescente é o não acesso ou o acesso com a qualidade não desejada às políticas públicas fundamentais. É um alarme grave para a sociedade. Isso está gritando para a sociedade que a gente deve agir de forma contínua", garantiu.

O menor suspeito de matar o ciclista Jaime Gold, que tem 16 anos e foi apreendido nesta quinta (21), passou a primeira noite no Degase. O garoto teve a sua primeira anotação criminal aos 12 anos. Desde a primeira anotação, o adolescente teve outras 14 apreensões, sendo cinco com uso de objetos como facas e tesouras. Na noite de terça (19), o ciclista Gold andava de bicicleta no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, quando foi atacado pelo menor com uma faca.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/05/menores-internados-no-degase-tem-baixa-escolarida...

  • Sobre o autorBacharel em Direito.
  • Publicações1
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/menores-internados-no-degase-tem-baixa-escolaridade-segundo-pesquisa/190499867

Informações relacionadas

Achley Wzorek, Advogado
Artigoshá 2 anos

Menor infrator: o que acontece quando um menor de idade comete um delito?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)